Buganvília – estilo raiz exposta.
Arbusto de folha caduca, originário do Brasil, mas que se encontra disseminado por todo o mundo.
É fácil a sua utilização em bonsai: resistente, bela coloração, crescimento rápido e pode permanecer todo o ano no exterior.
Gosta de sol directo, mas cuidado, em bonsai, temos de ter sempre presente que a escassez de solo e a evaporação rápida, podem levar à morte da planta, no caso de temperaturas acima dos 30º. O sol favorece a floração.
Regar com frequência no verão, acima de 30º. duas vezes ao dia. As buganvílias gostam de alguma humidade nas folhas. Assim, devemos borrifar as folhas nos dias muito quentes, mas nos períodos em que o sol não é directo.
Não gosta de terra calcária, mas não exagerar em matéria orgânica. A mistura aconselhada é de 40% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm), 20% de mistura universal bonsai e 40 % de akadama. Na troca de terra podar no máximo 50 % das raízes. O transplante deve ocorrer a cada dois anos, normalmente no principio da primavera. Nunca lavar as raízes.
A poda de manutenção na limpeza das folhas e flores secas é muito importante. O corte dos brotos novos que surgem junto às raízes devem ser eliminados. As podas mais drásticas devem ser feitos no fim do inverno, aquando do transplante.
Adubar de Maio a Outubro com um adubo rico em fósforo, por exemplo N-P-K (Nitrogênio – Fósforo – Potássio) na ordem de 04-14-08.
2 Comentários
Boa noite, caro Santos Costa,
Antes de mais, os meus parabéns pela sua iniciativa! é bom saber que existe mais gente a cuidar de bonsais em Coimbra! Vivo em Coimbra, também, e tenho dois ligustrum, um carmona e um medronheiro.
Ainda há pouco tempo fiz um transplante ao meu ligustrum com base no vídeo que postou aqui no blog. Foi de grande utilidade! E agora tenho o ligustrum bem verde e a crescer como nunca vi!
Continue! E mais uma vez, parabéns!
Cumprimentos
Olá Diogo, boa noite,
Obrigado por ter estado no meu site.
Fico satisfeito com o resultado no ligustrum.
Curiosamente tenho um medronheiro em pré-bonsai a partir de yamadori.
No ano que vem vou ver o que posso fazer dele.
Diogo esteja atento, no dia 21 de Setembro vou levar a efeito um workshop bonsai
com a colaboração de um bonsaista a sério que já convidei.
A organização vai fazer alguma divulgação do evento e eu irei contactar as pessoas
que já estiveram em http://www.hhbonsai.com
Nota:se tiver fotos do medronheiro e puder envie-me 2 ou 3 por mail, s.f.f.
Abraço.
Santos Costa